Copy
03 | FEVEREIRO | 2023
Em "O retrato de Dorian Gray", Oscar Wilde conta a história do jovem que troca a alma pela vida eterna: o protagonista permanece jovem e belo, ao passo que as marcas do tempo e os excessos cometidos pelo rapaz são transferidos para seu retrato, que ele esconde. Gray leva uma vida em que a aparência difere profundamente da realidade interior.

No Brasil, ao analisar as diferenças de percepção entre o investidor estrangeiro e o local, a comparação com a obra de Wilde é inevitável. Os fluxos de investimentos seguem altos e dão sustentação ao dólar, que, mesmo com ruídos no front econômico, chegou a ser negociado abaixo de 5 reais. As declarações que põem em dúvida a independência do BC atrapalham, mas não a ponto de diminuir o apetite do exterior com o Brasil. O investidor local, desgastado como o retrato de Dorian Gray, aproveita o momento para aumentar a exposição em dólar: também acreditamos que o nível atual é uma boa oportunidade de compra de dólares.
No exterior, ainda usando a literatura inglesa vitoriana como inspiração, os desafios da economia americana nos transportam para “O médico e o monstro: o estranho caso do dr. Jekyll e sr. Hyde”.

Nessa semana, o FED fixou a taxa de juros em um intervalo de 4,5% e 4,75%, um aumento de 0,25%. Em entrevista após a decisão, Jerome Powell indicou novos aumentos, mas se demonstrou satisfeito com a trajetória inflacionária após o início do ciclo de alta de juros no ano passado. O mercado, otimista, interpretou que o fim das altas está próximo. Nessa sexta, no entanto, os números do mercado de trabalho e desemprego apontam para uma economia ainda aquecida, o que pode frustrar os planos da autoridade monetária americana. Como o romance de Robert Louis Stevenson, os sinais mostram que não há consenso a respeito da dose do remédio necessária para o controle da inflação.

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: -3,49%
 Dólar: 1.61%
 NASDAQ: 3.26%
 FTSE 100: 1.74%
 GOLD: -3.28
    S&P 500: +1.61%
 Treasury Yield 10Y: +0.40%
 USS AGGregate Bonds: -0.23%

NO RADAR

Resultados das big techs mostram desaceleração dos serviços de nuvem: A economia em desaceleração atingiu os negócios das empresas, levando a apostas de que a inteligência artificial será o próximo impulsionador do crescimento-  Forbes
(Imagem: Richard Newstead/Getty Images)

 

Groundhogs(marmotas) não são bons meteorologistas: Após dezenas de exaustivas horas de investigação, FiveThirtyEight pode confirmar que Punxsutawney Phil é um charlatão. Uma análise inovadora 1 revelou que a marmota da Pensilvânia, que faz previsões anuais sobre a chegada da primavera, não é um prognosticador tão confiável quanto as pessoas próximas a ele afirmam.  FiveThirtyEight
(Imagem:  Sibba Hartunian)

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro -  O retrato de Dorian Gray 
Autor -  Oscar Wilde

Tradutor - 
Paulo Schiller
Editora
Penguin- Companhia

Em 1891, quando foi publicado em sua versão final, O retrato de Dorian Gray foi recebido com escândalo, e provocou um intenso debate sobre o papel da arte em relação à moralidade. Alguns anos mais tarde, o livro foi inclusive usado contra o próprio autor em processos judiciais, como evidência de que ele possuía “uma certa tendência” - no caso, a homossexualidade, motivo pelo qual acabou condenado a dois anos de prisão por atentado ao pudor. Mais de cem anos depois, porém, o único romance de Oscar Wilde continua sendo lido e debatido no mundo inteiro, e por questões que vão muito além do moralismo do fim do período vitoriano na Inglaterra, definida por um dos personagens do livro como “a terra natal da hipocrisia”. Seu tema central - um personagem que leva uma vida dupla, mantendo uma aparência de virtude enquanto se entrega ao hedonismo mais extremado - tem apelo atemporal e universal, e sua trama se vale de alguns dos traços que notabilizaram a melhor literatura de sua época, como a presença de elementos fantásticos e de grandes reflexões filosóficas, além do senso de humor sagaz e do sarcasmo implacável característicos de Wilde.

VITA INDICA

Exposição Tecnologia em Movimento por Xiborg: A nova exposição da Japan House São Paulo aborda as iniciativas de inclusão no Japão por meio de próteses de alta performance para corrida. A exposição ficará disponível até 26 de Fevereiro na Japan House.

QUOTE DA SEMANA

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade."

Carlos Drummond de Andrade
 

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2023 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Twitter
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.