Copy
View this email in your browser
Alunos da escola Wyvil Primary School, da professora Cristina Oliveira
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - JANEIRO - 2022-2023
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Feliz Ano Novo!

 
No dia 12 de janeiro, os alunos da Wyvil Primary School, da professora Cristina Oliveira, vieram à Embaixada cantar as Janeiras ao Senhor Embaixador de Portugal, Nuno Brito. Desejar um Bom Ano Novo cantando de porta em porta é uma tradição portuguesa que assim continuam a manter viva, mesmo vivendo no Reino Unido!

Saúde Mental em Debate 

Deputada Rose Binet, Pedro Vieira e Beatriz Vieira (alunos da escola Haute Vallée School, 9.º ano), Chief Minister, Kristina Moore, Tatiana Loureiro, Emma Pimenta e Elianne Vieira (alunas da escola Le Rocquier School, 9.º e 10.º ano), Diretor de Saúde Mental de Jersey, Darren Bowring e o professor Rui Pires
 

No dia 13 de janeiro, os alunos das escolas Haute Vallée e Le Rocquier School, em Jersey, participaram num debate com o tema "A Saúde Mental dos Jovens". Este debate inseriu-se no âmbito do programa educativo "Parlamento dos Jovens", que é organizado pela Assembleia da República em colaboração com o Ministério de Educação e outras entidades. O objetivo é dar aos jovens a possibilidade de se sentarem na Assembleia da República para debater temas atuais e do seu interesse. Apenas uma escola do círculo da Europa será escolhida para estar na fase final, em cada uma das categorias: 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e Secundário. 

Estiveram presentes no debate a Chief Minister de Jersey, Kristina Moore, o Diretor Adjunto da Saúde Mental e Bem-estar, Darren Bowring, e a Deputada da Assembleia de Jersey, Rose Binet. Os alunos estiveram muito atentos e tiraram notas para que o conhecimento transmitido por aqueles convidados fosse útil na elaboração de três recomendações a apresentar à Assembleia da República, no âmbito da participação no Parlamento dos Jovens destas duas escolas. Esperamos que pelo menos uma das escolas parceiras da Coordenação de Ensino do Reino Unido e Ilhas do Canal possa estar representada na fase final desta competição, em maio, em Portugal. 

Dylexic Lexic
 
No dia 28 de novembro, a professora Alexandra Dias, Camões Lecturer in Lusophone Studies e diretora do Camões Centre for Portuguese Language and Culture, visitou a aula de A Level da St Thomas More Language College com uma oficina inserida no projeto Dyslexic Lexic, que está a levar a cabo no King's College London. O objetivo é a criação de um livro e implica uma série de workshops com alunos em que se promove uma relação criativa com a língua e onde nos é permitido construir de desconstruir a linguagem para escrever um poema. Nas imagens podemos ver que os nossos alunos não hesitaram em meter mãos à obra.

9.º Prémio Videolivro 2023




 

Está a decorrer, até ao dia 16 de junho, o 9.º Prémio Videolivro 2023.​
Este ano, no âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de Eugénio de Andrade, Prémio Camões 2001, a Coordenação do Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal criou a categoria "Prémio Centenário de Eugénio de Andrade".
Incentivamos todos os alunos da rede EPE no Reino Unido e Ilhas do Canal a participarem, devendo para tal informar-se junto dos seus professores de português.​
Os melhores trabalhos serão premiados na cerimónia Prémio Melhor Aluno da Língua Portuguesa, na Embaixada de Portugal em Londres, no final do ano letivo.
9.º Prémio Ilustração Paula Rego 2023


Está a decorrer, até ao dia 19 de junho, o 9.º Prémio Ilustração Paula Rego 2023.​
Este ano, no âmbito das comemorações do Centenário do nascimento de José Saramago, a Coordenação do Ensino Português no Reino Unido e Ilhas do Canal criou a categoria "Prémio Centenário de José Saramago".
Incentivamos todos os alunos da rede EPE no Reino Unido e Ilhas do Canal a participarem, devendo para tal informar-se junto dos seus professores de português.​
Os melhores trabalhos serão premiados na cerimónia Prémio Melhor Aluno da Língua Portuguesa, na Embaixada de Portugal em Londres, no final do ano letivo.
AS NOSSAS ESCOLAS
Harris Academy South Norwood


Os cursos de Língua e Cultura Portuguesas na Harris Academy South Norwood, em Croydon, decorrem à terça-feira, em duas modalidades: ensino integrado e ensino paralelo.
As aulas são lecionadas pela professora Cândida Santos e destinam-se a alunos que queiram iniciar a aprendizagem da língua portuguesa, aprofundar o seu conhecimento, fazer a Prova de Certificação EPE (níveis A1, A2 e B1) e também fazer a preparação para o exame do sistema educativo britânico, Portuguese GCSE.
Para mais informações contacte-nos por e-mail para: info@e-portuguese.co.uk 
NAS NOSSAS AULAS ACONTECE:
Trabalhos dos alunos

Dia de Reis


Trabalho da aluna Alice Watson, do 4.º ano, da escola St. Wilfrid's Catholic School, em Crawley, da professora Isabel Galucho


Trabalho da aluna Luísa Pitkethly, do 4.º ano, da escola St. Wilfrid's Catholic School, em Crawley, da professora Isabel Galucho




Trabalho da aluna Matilda Watson, do 4.º ano, da escola St. Wilfrid's Catholic School, em Crawley, da professora Isabel Galucho

Viagens

Na escola St. John Bosco College, os alunos do 9.º ano de Português Língua Estrangeira (PLE), do professor Carlos Ferreira, têm andado a viajar por esse mundo fora, mas virtualmente, claro! Depois do trabalho de aula sobre viagens, férias e lazer (tema sempre muito agradável de trabalhar em aula), os alunos escolheram um destino de viagem e enviaram um postal de volta para Londres, para um destinatário à escolha. O objetivo era convencerem o destinatário a comprar um bilhete de avião para esse mesmo destino e a contar o que tinham feito desde a chegada.


 

Como sempre, houve uns mais determinados  que, ignorando as regras da tarefa, escreveram para quem bem entenderam. Queriam mesmo entrar em contacto com uma pessoa especial! A Kayla escreveu para o Pai Natal. Será que ele. gostou do postal e a recompensou pelo seu cuidado? 


 


O professor Carlos Ferreira ficou muito feliz com a qualidade dos trabalhos e colocou-os num mural, a decorar a sala de aula.


A Carochinha

Trabalho realizado pelos alunos de pré-escolar do Lusofonias, em Edimburgo


Alimentação


 
Durante o mês de janeiro, a turma de St Mark’s Academy, da professora Sónia Brites, trabalhou o tema da alimentação. Na última aula sobre o tema, os alunos prepararam uma salada de fruta, como forma de incentivar as crianças a terem uma alimentação saudável e equilibrada.
 
Comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil






Trabalhos realizados pelos alunos de nível B1 e B2 do Lusofonias, em Edimburgo

Escrita Criativa

Em janeiro, os alunos da St, Thomas More, da professora Fernanda Shepherd, iniciaram um projeto de escrita criativa com o objetivo de tornar a escrita divertida e dar asas à sua imaginação. Depois de trabalharem os 5 sentidos, foi pedido que usassem os  sentidos para descreverem uma imagem.


Trabalhos das alunas Alice Richards, 7 anos, Isabella Dutra, 8 anos, e Imaani Ribeiro, 8 anos da escola St. Thomas More, da professora Fernanda Shepherd


Candidatura ao Ensino Superior em Portugal

Testemunho de Maria José Marques, ex-aluna dos cursos de St Thomas More Language College a frequentar a Universidade de Coimbra
 
Durante o meu processo de candidatura ao Ensino Superior em Portugal enfrentei muitas dificuldades. Quer com informações sobre o que era necessário, quer com a falta de tempo entre o dia em que recebemos as notas dos A Levels e o prazo da candidatura. Porém, no fim tudo correu bem.
Para concretizar a candidatura ao Ensino Superior em Portugal pelo contingente especial para candidatos emigrantes (vagas para emigrantes ou seus familiares) é necessário um atestado de residência para comprovar essa situação como emigrante. Um dos grandes problemas com este processo é o facto de serem necessárias as notas oficiais dos A Levels para fazer o pedido desse atestado. Isto acontece porque no Reino Unido recebemos as notas duas ou três semanas antes do prazo da candidatura, o que não dá muito tempo ao consulado para processar os pedidos e emitir os atestados a tempo.
Outro problema com que eu me deparei foi o pedido de equivalência das notas. Para ter as notas convertidas ao sistema português (de 0 a 20 valores), é também necessário as notas oficiais dos A Levels e o “transcript” traduzido. Mais uma vez, gera-se uma complicação com a falta de tempo para concluir as etapas todas.
Dito isto, a minha maior recomendação para alguém que se quiser candidatar ao Ensino Superior em Portugal seria o de se organizarem e planear com muito tempo todos passos necessários, porque mesmo planeando, vai ser necessário finalizar tudo muito perto do prazo de candidatura.
As minhas primeiras impressões de Coimbra e da universidade foram muito boas. As pessoas estão quase todas no mesmo barco e entendem-se, a praxe (rituais de iniciação à vida universitária) também ajuda com a integração, e a cidade e a faculdade em si são muito lindas. Tive um período de adaptação algo complicado, mas nunca me arrependi da minha decisão.


 
LITERACIA DIGITAL

"Amigo de Correspondência"


Alunos da escola Haute Vallée participantes no projeto "Amigos de Correspondência", numa viagem organizado pelo professor Rui Pires
 

Os alunos do ensino integrado de português, do 9.º ano de escolaridade, da escola Haute Vallée, em Jersey, do professor Rui Pires, dão um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada de forma inovadora em projetos na sala de aula. Com a orientação do professor Rui Pires e de um professor da Escola Básica 2º e 3º Ciclos da Venda do Pinheiro, no Concelho de Mafra, distrito de Lisboa, os alunos recriaram o velho "Pen Pal", que consistia em escrever cartas ou postais a jovens de idades e interesses semelhantes noutros países, com o objetivo de praticar a escrita em várias línguas, mas de forma digital. 

Neste caso, os alunos utilizam o e-mail escolar e os computadores portáteis disponibilizados pela escola para o efeito. Sob a supervisão dos professores, os alunos já fizeram novos amigos em Portugal com quem trocam ideias e experiencias escolares, como a organização dos horários, os nomes das disciplinas, os tempos livres e outros assuntos. Desta forma praticam o português e o inglês, que alternam entre e-mails, e aprendem sobre os hábitos de cada país, tudo recorrendo a uma tecnologia simples mas muito eficaz e útil nos dias de hoje. O projeto chama-se “Amigo de Correspondência”.

SUGESTÕES DE LEITURA
Crianças:
O Cuquedo e um Amor que Mete Medo
de Clara Cunha e Paulo Galindro
 
O Cuquedo e um amor que mete medo é uma nova história da dupla Clara Cunha e Paulo Galindro, autores do enorme sucesso O Cuquedo que prometem continuar a causar furor entre a pequenada e voltam com uma sequela divertidíssima acompanhada de magníficas ilustrações.
 
Adolescentes:
O Vendedor de Passados
de José Eduardo Agualusa

Félix Ventura escolheu um estranho ofício: vende passados falsos. Os seus clientes - prósperos empresários, políticos, generais, enfim, a emergente burguesia angolana - têm o futuro assegurado. Falta-lhes, porém, um bom passado. Félix fabrica-lhes uma genealogia de luxo e memórias felizes, e consegue-lhes os retratos dos ancestrais ilustres.
Uma noite entra-lhe em casa, em Luanda, um misterioso estrangeiro à procura de uma identidade angolana. Então, numa vertigem, o passado irrompe pelo presente e o impossível começa a acontecer.
O Vendedor de Passados é também (ou principalmente) uma reflexão sobre a construção da memória e os seus equívocos.

Adultos:
A Mulher que Prendeu a Chuva
de Teolinda Gersão
 

A mulher que prendeu a chuva reúne 14 contos que partem da vida quotidiana mas se abrem, insensivelmente, a outros mundos – oníricos, fantásticos, terríveis ou absurdos –, que nem por isso deixam de nos pertencer e de ser o lugar onde habitamos.

Facebook
Website






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp