Copy
View this email in your browser
Os desenhos e a chuva de ideias do dia dos afetos, foram realizados pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo da professora Paula Vila Cova, dos níveis de PLE e A1, da escola Thomas Tallis.
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - FEVEREIRO - 2022-2023
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO
Entrega de biblioteca
No âmbito do nosso Plano de Incentivo à Leitura em língua portuguesa, oferecemos uma biblioteca ao Círculo de Literatura Lusófona de Manchester. Fizeram as honras o Senhor Cônsul-Geral de Manchester, Duarte Bué Alves, a quem agradecemos a disponibilidade, e a professora Margarida Sousa. Boas leituras!
AS NOSSAS ESCOLAS

Já se encontram abertas as inscrições para os cursos de Língua e Cultura Portuguesa, para o ano letivo 2023-2024.
Os cursos têm início em setembro e têm como público alvo alunos em idade escolar, entre os 5 e os 18 anos de idade.
Os cursos preparam os alunos para os exames de certificação do Camões IP e para os GCSE e A Level de Português.

 

Clique aqui para descobrir mais sobre as incrições!
NAS NOSSAS AULAS ACONTECE
Será que sabes tudo sobre a tua família?
Os alunos da turma de St Mark's Academy, da professora Sónia Brites, têm feito muitas descobertas interessantes sobre os seus familiares. Com a atividade "Conversas em família" ficaram a saber a que brincavam os pais quando eram crianças, o que viam na televisão, que asneiras fizeram... Aqui ficam algumas das informações Top Secret que já descobriram!
Lenços dos namorados
No âmbito do Dia dos Namorados, a professora Anabela Costa dinamizou uma atividade sobre os lenços dos namorados, tradição ancestral feminina do Minho, região norte de Portugal, para todos os níveis de ensino, desde os alunos do secundário, que pesquisaram sobre as origens e contexto cultural, até aos mais novos, que criaram os seus próprios poemas e ilustrações.
Dia Mundial do Livro
Na escola Wyvil, celebraram o Dia Mundial do Livro. Nas aulas de Português, leram o livro do filme "Encanto". A professora Cristina Oliveira vestiu-se a rigor e os alunos encantaram-se. 
Atividades de Carnaval
Os alunos da professora Isabel Matos das escolas D’Auvergne, Rouge Bouillon e Samarès, em Jersey, encheram as salas de aula com seus magníficos gnomos, que fizeram com lã e feltro.  
No dia de Carnaval, 21 de fevereiro, os alunos do pré-escolar do 3º ano da professora Isabel Galucho vieram celebrar este dia especial na escola St. Wilfrid's Catholic, em Crawley. 
Na aula aprenderam sobre o Carnaval, fizeram confetes e prepararam-se para fazer um mini desfile da sala até ao exterior e mostrar as suas máscaras e fatos de Carnaval. 
Estiveram muito entusiasmados e brincaram ao Carnaval como se estivessem em Portugal. O difícil foi acalmar e dizer adeus à brincadeira quando chegou a hora de ir para casa, mas "era Carnaval e ninguém leva a mal". 
Trabalho sobre o Carnaval da aluna Melissa Cunha, da professora Isabel Galucho, 7º ano, da escola St. Wilfrid's Catholic.
O Carnaval do Brasil é uma produção coletiva das alunas do 10º ano, nível B1, de St Claudine's Catholic School for Girls, da professora Paula Vila Cova.
Trabalho dos alunos da professora Ana Figueiredo da escola La Retraite.
Atividade de Carnaval realizada na Springwest Academy da professora Inês Ferreira, os alunos aprenderam sobre as tradições de Carnaval em Portugal e noutros países e ilustraram as suas máscaras de Carnaval. 
Nas escolas de Hillside Junior, Laurance Haines e St. Bede's IC da professora Anabela Costa, os alunos vivenciaram o Carnaval através da criação de máscaras e animação com músicas temáticas, serpentinas e confetes.
Os desenhos e os quebra-cabeças do Carnaval foram realizados pelos alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo da professora Paula Vila Cova, dos níveis de PLE e A1, da escola Thomas Tallis.
NO PRÓXIMO MÊS
Dia Mundial da Poesia

No próximo mês, no dia 21 de Março, vamos celebrar o Dia Mundial da Poesia. Teremos visitas de dois escritores. Sabe quem são?
Leia a nossa próxima newsletter para descobrir tudo o que aconteceu.
LITERACIA DIGITAL

As ferramentas digitais constituem um recurso precioso para motivar os alunos para a aprendizagem da língua portuguesa, tornando as aulas mais interativas e dinâmicas. A utilização destas ferramentas proporciona, igualmente, que os alunos se tornem protagonistas do processo ensino-aprendizagem, aprendendo de uma forma mais significativa. 

Tendo em conta o potencial que os recursos digitais oferecem, a professora Fernanda Shepherd iniciou um projeto de histórias digitais, no qual os alunos pudessem desenvolver as competências de leitura e escrita de uma forma criativa, ampliando também o seu repertório linguístico.  

Este projeto foi desenvolvido numa turma de 18 alunos, com idades entre os 6 e os 10 anos e perfis linguísticos diferentes. A turma tem alunos dos níveis de proficiência linguística A1 e A2, de acordo com o Quadro de Referência para o Ensino do Português no Estrangeiro (QuaREPE). Por conseguinte, as histórias selecionadas enquadram-se em temáticas que abarquem os programas de português no estrangeiro para ambos os níveis. 

Para a criação das histórias digitais, os alunos começam por visualizar um vídeo da história, por exemplo no You Tube ou no site da escola virtual. Posteriormente, trabalham a compreensão da história, bem como o léxico, através da realização de jogos ou questionários no Wordwall; LearningApp; Kahoot ou Blooket.   

A seguir, cada aluno seleciona uma parte da história para recontar por escrito, ilustrar e gravar a leitura. No final, é utilizado um editor de vídeo para juntar as páginas da história que os alunos criaram. As histórias digitais são depois colocadas no padlet que a professora criou para a turma, para partilhar com os encarregados de educação.  

Este projeto tem conseguido fazer com que os alunos se sintam incluídos na mesma atividade, independentemente da idade ou competências linguísticas. Os alunos adoram tentar adivinhar a voz dos colegas que leem as diferentes páginas da história. E, acima de tudo, estão mais motivados para a leitura e escrita. Um dos comentários mais gratificantes que teve, foi ouvir uma aluna dizer que agora gostava mais de escrever em português do que em inglês. 

 

Clique aqui para ver um dos vídeos!
SUGESTÕES DE LEITURA
Rima, rimão, rimonada de Carlos Nuno Granja
Neste livro há jogos, recreio, preguiça, manos, birras, perguntas e tantas outras coisas de crianças e não só. Sempre em rima, rimão e rimonada.
Monstro Rosa de Olga de Dios
Um conto para entender a diversidade como elemento enriquecedor da nossa sociedade. 
Monstro Rosa é um grito de liberdade.
As Revolucionárias: doze mulheres portuguesas desobedientes
de Maria João Lopo de Carvalho
Elas ousaram ser médicas, advogadas, jornalistas, professoras universitárias, cineastas, intelectuais, numa época em que essas actividades estavam proibidas às mulheres. Desobedecendo aos estereótipos do «feminino», dizendo-se ou não feministas, elas fizeram avançar o mundo. Foram pioneiras, desbravadoras, valentes, ousadas e solidárias.

A escritora Maria João Lopo de Carvalho investigou a fundo a vida e a obra de doze extraordinárias portuguesas que fizeram a travessia do século XIX para o século XX e da Monarquia para a República. São elas Maria Amália Vaz de Carvalho, Carolina Michaëlis de Vasconcelos, Angelina Vidal, Adelaide Cabete, Domitila de Carvalho, Ana de Castro Osório, Virgínia de Castro e Almeida, Carolina Beatriz Ângelo, Virgínia Quaresma, Irene Lisboa, Regina Quintanilha e Maria Lamas.
Muito diferentes entre si, todas elas se cruzaram em algum momento dos seus aventurosos voos existenciais, que Maria João Lopo de Carvalho nos revela com rigor histórico e encantamento revolucionário.
Facebook
Website
Instagram
YouTube






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp