Copy
View this email in your browser
Os alunos da Samarès School, da professora Isabel Matos, celebraram a Revolução dos Cravos com desenhos fantásticos.
NEWSLETTER DA COORDENAÇÃO DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO E ILHAS DO CANAL - ABRIL - 2022-2023
NOTÍCIAS DA COORDENAÇÃO

Nos dias 24 e 25 de março, decorreu em Birmingham o Dyslexia Show 2023. Na primeira sessão, Michael Surr introduziu e explorou o tema do Universal Design Learning, que se baseia no princípio de tornar os conteúdos de aprendizagem acessíveis à diversidade de alunos na sala de aula. Na sessão seguinte, Don’t let Dyslexia get your students down!, Samantha Garner explicou a importância da saúde mental e do bem-estar, da positividade e do otimismo. A última sessão foi Build Cognitive Profiles for the Classroom. Kelly Challis falou sobre a memória e da forma como contribui para superar dificuldades, identificando vários tipos de memória. No dia 25, Sue Smits, elucidou a plateia sobre legislação necessária para apoiar alunos com dificuldades de aprendizagem. O evento foi enriquecedor pelas valiosas dicas para detetar dificuldades e apoiar os alunos a superá-las. 

Professora Anabela Costa

Camões Tem Talento 2023
A Asenath Pederneira venceu o Camões Tem Talento 2023 com a sua incrível atuação de dança. A Luena da Costa e o Leonardo Pinnotti receberam menções honrosas. Os jurados disseram que foi uma escolha muito difícil. Congratulamos todos os participantes.
50 ANOS DO ENSINO PORTUGUÊS NO REINO UNIDO
Na fotografia, de 1975, a aluna Rose Marie recebe um cravo vermelho, juntamente com o seu diploma de conclusão do Ensino Primário, em Londres, perante o júri designado pelo então Ministério da Educação Nacional, composto pela primeira Coordenadora de Ensino no Reino Unido, Ana Santos, e pelas professoras diplomadas para o magistério primário oficial, Rosa Starr e Dorinda Sereno.

Em 2023, celebramos 50 anos desde que foi criado o primeiro curso de ensino básico de Português na cidade de Londres.
BIBLIOTECAS PIL
Chegou uma biblioteca ao King`s College oferecida pela CEPERUIC.
Dia Mundial do Livro
Para assinalar o Dia Mundial do Livro, 23 de abril, os alunos de St Thomas More, da professora Fernanda Shepherd, criaram marcadores de livros com frases de incentivo à leitura.
AS NOSSAS ESCOLAS
Sabia que vamos ter aulas de português na APSOL, Anglo-Portuguese school of London, em 2023-2024 das 16 às 18, no período pós-letivo? Contacte-nos e inscreva-se!
NAS NOSSAS AULAS ACONTECE
25 de Abril
Os alunos da Escola Wyvil Primary, da professora Cristina Oliveira, lembraram o passado para preservarem o futuro. Conversaram, refletiram e elaboraram cartões coloridos com mensagens sobre o valor e o significado da liberdade. Viva o 25 de abril! 🌹
Os alunos da escola Harris Academy South Norwood, da professora Cândida Santos, falaram sobre o 25 de abril e o seu significado. 
Trabalho de alunos da escola Grainville da professora Dorinda Barros.
Os alunos da escola Thomas Tallis, da professora Paula Vila Cova, aprenderam sobre os acontecimentos do 25 de abril, lendo e escrevendo textos biográficos sobre as várias personalidades que marcaram este momento da história do nosso país. Trabalho do aluno Francesco Arequipi, nível A2.
Trabalho da aluna Vanessa Sousa, nível B1, St Claudine's Catholic School for Girls da professora Paula Vila Cova.
Para celebrar o Dia da Liberdade, os alunos da professora Inês Ferreira ouviram e debateram a história “O Tesouro” de Manuel António Pina. Depois de perceber o que significa a liberdade, ouviram a música “Somos Livres” de Ermelinda Duarte que os levou a compreender que devemos lutar pela liberdade e celebrá-la. Desenharam e ilustraram as suas mãos, completando frases com a mensagem “Tenho a liberdade na minha mão porque…”. 
Os alunos da St Joseph's Federation, da professora Teresa Rodrigues, leram histórias sobre o 25 de Abril e falaram sobre o que era ser Livre. Os alunos mais novos pintaram cravos.
Nas escolas St. Wilfrid's Catholic School, em Crawley, e na The Littlehampton Academy, e também nas aulas de Ensino à Distância, os alunos assistiram a alguns vídeos sobre como era Portugal antes da revolução do 25 de Abril de 1974 e aprenderam o que se passou nesse dia tão especial. Como também se chama a esse dia o Dia da Liberdade, a professora Isabel Galucho desafiou-os a mostrarem o que era para eles a liberdade. Estes foram alguns dos resultados. 
Os alunos da escola La Retraite, da professora Ana Figueiredo, descobriram que Portugal nem sempre foi um país livre. De forma a celebrar o dia 25 de abril construíram cravos e poemas.
Dia Mundial da Terra
Para celebrar o Dia Mundial da Terra, os alunos da Bolder Academy e da escola de St Thomas More, da professora Fernanda Shepherd, fizeram cartazes alusivos ao tema.
Para celebrar o início da Primavera e o Dia da Árvore, os alunos da professora Inês Ferreira realizaram a experiência da germinação do feijão. Na última aula antes da interrupção letiva da Páscoa, colocaram o feijão num pedaço de algodão, dentro de um copo com um pouco de água. A tarefa das férias foi tomar conta do feijão e perceber se acontecia alguma alteração. E não é que quando voltaram às aulas os feijões tinham germinado e dado lugar a uma plantinha?!  
Native Scientists
Fotos da sessão com os "Native Scientists", no dia 26 de abril, na escola de St Thomas More, em Wood Green, e de um trabalho da aluna Immani Ribeiro, da professora Fernanda Shepherd. 
 
NO PRÓXIMO MÊS
No próximo mês, vamos celebrar o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Aguarde pela próxima newsletter para descobrir tudo o que aconteceu!
LITERACIA DIGITAL
Nas aulas, utilizamos diversas ferramentas digitais e uma delas é o mentimeter. Esta plataforma é gratuita e consiste na criação de perguntas que podem ser respondidas de formas diferenciadas (escolha múltipla, escolha de imagens, nuvem de palavras, quiz, entre outros). Para além disso, permite que se possa projetar as respostas ao longo de uma aula e cria uma dinâmica que capta a atenção dos alunos. Os resultados aparecem de forma anónima e o feedback é instantâneo. 

Professora Cândida Santos
Clique aqui e responda a uma questão no mentimeter. Publicaremos o resultado na próxima newsletter.
SUGESTÕES DE LEITURA
Avó, onde é que estavas no 25 de Abril? de Ana Markl
Descobre a revolução que mudou a nossa história!
7x25 Histórias da Liberdade de Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo
7x25 Histórias da Liberdade é um conjunto de contos cujas personagens principais, falando na primeira pessoa, são objectos carregados de simbologia: o semáforo que travou a revolução durante uns minutos, o lápis da censura que, de repente, se vê como um elemento criativo nas mão de uma criança, a G3, o portão da prisão de Caxias, o megafone...
Nas bocas do mundo de Joaquim Vieira e Reto Monico
Durante um período de 19 meses, entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de Novembro de 1975, Portugal ocupou primeiras páginas de jornais, capas de revistas e aberturas de noticiários radiofónicos e televisivos um pouco por todo o mundo, com uma intensidade que nunca antes ocorrera na sua história. 
O mundo assistia, assombrado e empolgado ou crítico, ao dramático desenrolar do chamado PREC (Processo Revolucionário em Curso). 
O país foi radiografado em milhares de manchetes, reportagens, análises, editoriais, fotografias e cartoons. 
Através da consulta de publicações em vinte países, este livro reproduz centenas de imagens e procura reconstituir as diversas formas e perspetivas pelas quais a imprensa internacional olhou e acompanhou o tumultuoso processo político português de onde nasceu o nosso atual regime democrático.
Facebook
Website
Instagram
YouTube






This email was sent to <<Email Address>>
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
education · 11 Belgrave Square · City Of Westminster, London SW1X 8PP · United Kingdom

Email Marketing Powered by Mailchimp