Essa edição conclui uma dúzia de edições regulares da nossa querida newsletter. Doze são os ciclos lunares ao longo do ano e também era a base numérica da civilização suméria, que contava as coisas utilizando o dedão tocando as falanges de cada um dos dedos restantes da própria mão.
Além dos ossos dos dedos, falange também nomeia grupos de pessoas que praticam determinadas ações, como a Falange Vermelha – hoje Comando Vermelho.
O nome vermelho vem do latim "vermiculus" (ou "pequeno verme"), já que a única forma de obter essa cor antigamente era esmagando a cochonilha, bichinho minúsculo que até hoje é usado para produzir o corante presente em larga escala na indústria cosmética e alimentícia. Esse corante advém do ácido carmínico, presente no corpo e nos ovos do inseto.
Ovos são o zigoto, ou seja, a célula resultante da fecundação dos animais ovíparos e ovovíparos. Um ovo não fecundado de uma galinha, por exemplo, contém uma única célula.
Na Inglaterra, ovos não fecundados eram vendidos em dúzias desde os anos 700 d.C., já que um ovo custava 1 centavo e com 12 centavos era possível pagar a compra com apenas uma moeda de xelim.
Essas unidades monetárias eram definidas pelo sistema imperial, que foi parar na américa do norte e fez com que até hoje tenhamos o costume de comprar ovos em dúzias – que eventualmente podem se transformar em capas de newsletter.
|