Copy
05 | MAIO | 2023

O gato de Schrödinger é a alegoria criada pelo físico austríaco Erwin Schrödinger ao tentar explicar a sobreposição de dois estados opostos entre si e coexistentes. Na mecânica quântica, um elétron pode ocupar dois lugares no espaço ao mesmo tempo. Para Schrödinger, o gato da alegoria pode estar vivo e morto ao mesmo tempo. Um conceito complicado a ponto de Albert Einstein questionar a teoria quântica até o fim da sua vida. 

Os mercados continuam o debate sobre inflação e juros. No Brasil, o BC manteve a taxa básica inalterada. Em comunicado, a autoridade monetária parece ter se inspirado na experiência de Schrödinger. Há riscos inflacionários causados por uma política fiscal inadequada e um mercado de trabalho resiliente. Mas há riscos deflacionários em função de uma possível recessão global e queda de commodities. A inflação está viva e morta ao mesmo tempo. 

A semana também foi marcada pela decisão do FED. Os juros subiram 0,25%, chegando a 5,25%. A incerteza do setor bancário americano não foi suficiente para convencer Jerome Powell a pausar o movimento iniciado no ano passado. O mercado de trabalho também segue forte nos EUA, nessa sexta-feira os números de criação de empregos surpreenderam o mercado e a taxa de desemprego caiu para 3,4%. 

Apesar do comunicado indicar que os juros deverão ficar altos até que a inflação seja controlada, o mercado precifica cortes de juros já esse ano. Dois estados opostos entre si e coexistentes. O tal gato de Schrödinger tem sido uma metáfora conveniente, dadas as incertezas atuais. 

Para as alocações, seguimos acreditando na renda fixa atrelada à inflação no Brasil e nos títulos pré-fixados para até dois anos nos EUA. 

🙋‍♀️ 🙋🏾 Você ficou com alguma dúvida? Faça uma pergunta!

Instagram
LinkedIn

NÚMEROS & FECHAMENTO DA SEMANA

 IBOVESPA: 0.68%
 Dólar: 0.13%
  NASDAQ: 0.07%
 FTSE 100: -1.18%
 GOLD: 1.43%
     S&P 500: -0.80%
    Treasury Yield 10Y: -0.17%
 USS AGGregate Bonds: -0.31%

NO RADAR

OMS declara o fim da emergência de saúde da pandemia de Covid, a mais devastadora deste século - Organização alerta, porém, que coronavírus ainda exige cuidados e que novas ameaças pandêmicas podem surgir. Folha de São Paulo

Coroação: Carruagem  que vai transportar Charles III tem mais tecnologia que muito carro de luxo - Fabricada na Austrália, em 2010, ela tem chassi feito de alumínio, sistema de suspensão com estabilizadores hidráulicos, ar-condicionado, vidros elétricos e câmeras de 360º.  Estadão

O QUE ESTAMOS LENDO

Livro: O passageiro: 1
Autor:  Cormac McCarthy
Editora: Alfaguara

Cormac McCarthy apresenta uma obra-prima em dois volumes. O passageiro, romance que abre este díptico, nos leva ao sul dos Estados Unidos dos anos 1980 para recontar a história de Western, um homem assombrado pela morte da irmã, e que se envolve em um complô de grandes proporções.

Em O passageiro, McCarthy cria um romance impressionante sobre moral e ciência, sobre as consequências do amor desenfreado e a loucura nos desvãos da consciência.

O passageiro faz parte de um volume duplo de romances, a ser concluído com Stella Maris.

QUOTE DA SEMANA

"Mesmo que você volte para o passado, revele seus sentimentos e peça para ele não ir,
o presente não vai mudar." 

Toshikazu Kawaguchi

Obrigada pela leitura!

Um ótimo final de semana e Stay Invested


#VitaInvestimentos
#ValorizeSeuPatrimônio
#StayInvested 


Copyright © 2023 Vita Investimentos, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can update your preferences or unsubscribe from this list.

A Vita Investimentos se preocupa com o uso de seus dados pessoais. Ao fornecer seus dados você concorda com a nossa Política de Privacidade.

 
☕ Siga nossas redes e fique por dentro das novidades da Vita Investimentos :)
LinkedIn
Link
Website

Este material é apenas para informação geral e não se destina a fornecer conselhos ou recomendações específicas para qualquer indivíduo. Não há garantia de que as visões ou estratégias discutidas sejam adequadas para todos os investidores ou que produzam resultados positivos. Investir envolve riscos, incluindo a possível perda de capital. Quaisquer previsões econômicas estabelecidas podem não se desenvolver conforme o previsto e estão sujeitas a alterações. As referências a mercados, classes de ativos e setores geralmente referem-se ao índice de mercado correspondente. Os índices são compostos estatísticos não gerenciados e não podem ser investidos diretamente. O desempenho do índice não é indicativo do desempenho de qualquer investimento e não reflete taxas, despesas ou encargos de vendas. Todo o desempenho referenciado é histórico e não garante resultados futuros. Os nomes de empresas aqui mencionados são apenas para fins educacionais e não são uma indicação de intenção comercial ou uma solicitação de seus produtos ou serviços. Não fornecemos pesquisas sobre ações individuais. Acredita-se que todas as informações sejam provenientes de fontes confiáveis ​​na data da publicação; no entanto, não fazemos representação quanto à sua integridade ou precisão.