Caríssimas e Caríssimos,
Quem nos acompanha sabe, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ se posiciona como um centro produtor de ideias de vanguarda e de caráter interdisciplinar e transversal, estabelecido a partir da experiência dos Institutos de Estudos Avançados de universidades do exterior e, faz parte,  juntamente com outras 14 universidades públicas brasileiras, do FOBREAV – Fórum Brasileiro de Estudos Avançados – no qual exerce a Presidência.
Neste sentido, desde 2020, estabeleceu-se o Programa de Cátedras, que anualmente seleciona e soma Titulares que organizam uma rede de pesquisadores de alto nível, dentro e fora da UFRJ, em âmbito nacional e internacional, para formular disciplinas de mestrado e doutorado, cursos de especialização e eventos abertos ao público amplo relativos a um campo temático específico, sempre com interlocução com os setores da sociedade.
Assim, recebemos e apresentamos as e os Titulares do Programa de Cátedra 2023 com honra em um encontro agradabilíssimo realizado no dia 19 de abril, que você assiste neste link, bem como confere a seguir.
Merci.
Detalhe da fachada do Colégio Brasileiro de Altos Estudos, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo.
PROGRAMA DE CÁTEDRAS 2023
 Cátedra Carlos Eduardo Guinle da Rocha Miranda:  
I Doenças Raras na População Brasileira
Profa. Titular: Rosália Mendez Otero >>>
A Cátedra pretende abordar de forma multidisciplinar o tema de doenças raras no Brasil, reunindo especialistas que têm se dedicado a este assunto sob os mais diferentes aspectos, com o objetivo de obter um panorama da situação atual do Brasil e como se compara com outros países, além de formular propostas que possam melhorar o panorama atual e aumentar o conhecimento e o acesso a melhores alternativas para os indivíduos afetados e seus familiares.
 Cátedra Maria Firmina dos Reis: 
I Formação Cultural
Profa. Titular: Helena Theodoro  >>>
A proposta da Cátedra é discutir as interações pluralistas de matrizes africanas na cultura brasileira. A cátedra se insere na Década Internacional dos Afrodescendentes, proclamada pela ONU para o período entre 2015 e 2024, a qual convoca o Estado e a sociedade civil  para que incorporem o movimento pelo fim do racismo no Brasil e no mundo, buscando ampliar o número de atores e de ações pela promoção da igualdade racial, com vistas à superação das desigualdades, como contribuição para o desenvolvimento pleno e democrático de todos os países.
  Cátedra Heitor Villa-Lobos: 
I Inteligência Artificial e Criatividade
Prof. Titular: Jean-Pierre Briot  >>>
A proposta da Cátedra se inscreve no domínio da aplicação da Inteligência Artificial (IA) às artes, considerando ser o tema da cultura essencial também no momento de reconstrução das políticas públicas no caso brasileiro. Tendo esses antecedentes como inspiração, o objetivo dessa cátedra é contribuir para um debate qualificado sobre o tema, ampliando o seu alcance não apenas para pesquisadores, mas também para um público interessado mais amplo, considerando as questões científicas, técnicas, filosóficas e éticas envolvidas.
  Cátedra Luiz Pinguelli Rosa: 
I Cátedra Organização Espacial da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás do Leste Metropolitano do Estado do Rio de Janeiro: influência das escalas globais, nacionais e regionais
Prof. Titular: Jacob Binsztok  >>>
A proposta se centra na temática de avaliar o impacto socioeconômico dos investimentos da indústria do petróleo para exploração e produção na Bacia de Santos, sobre os municípios da parte leste da Região Metropolitana do Rio de janeiro, onde se localizam os municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí.
  Cátedra Marielle Franco: 
I Pesquisa, Formação e Intervenção na Infância, Adolescência e Juventude
Profa. Titular: Lúcia Rabello de Castro  >>>
A Cátedra se propõe a abraçar os desafios da interdisciplinaridade no campo da infância, adolescência e juventude, abordadas a partir de uma perspectiva da intergeracionalidade, constituindo um projeto inovador.
  Cátedra José Bonifácio de Andrada e Silva: 
I Políticas de Segurança: Prolegômenos para o Réquiem de um Mundo Unipolar
Prof. Titular: Domício Proença Junior  >>>
O objeto da proposta Cátedra são as políticas de segurança, tratadas sob duas perspectivas. A primeira diz respeito a fins, apreciando quais sejam os objetivos políticos de uma determinada polity a serem preservados ou buscados admitindo o uso dos meios de força. A segunda diz respeito aos meios de força, apreciando o que esteja o estado da arte do bélico no conjunto de todas as polities para aferir aquilo que esteja ao alcance de uma determinada polity e de seus eventuais oponentes.
  Cátedra  Luís de Aguiar Costa Pinto: 
I Sociologia da Mudança
Profa. Titular: Aspásia Camargo  >>>
A Cátedra se propõe a examinar as condições que comprometeram o processo de desenvolvimento brasileiro. Também buscará trazer para a contemporaneidade as velhas questões do desenvolvimento que estão hoje mais vivas e atuais do que nunca. A Cátedra propõe temas de grande interesse para a contemporaneidade, como desenvolvimento sustentável, estratificação social, regionalização e federalismo.
Gostou do conteúdo?
Encaminhe este e-mail a sua rede de pesquisadoras
Colégio Brasileiro de Altos Estudos CBAE-UFRJ,

Criado em 2004, o Colégio Brasileiro de Altos Estudos da Universidade Federal do Rio de Janeiro tem como missão reunir os centros de excelência da Universidade e permitir a transversalidade através de um diálogo profícuo entre os diversos campos do saber, espelhando não apenas a fronteira do conhecimento, mas também criando oportunidades de vinculação entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Rio de Janeiro e toda a sociedade.

Hoje, o CBAE-UFRJ faz parte do FOBREAV - Fórum Brasileiro de Estudos Avançados, que reúne institutos semelhantes de diversas universidades brasileiras, que estão desafiadas a pensar-se e pensar o papel do ensino, da ciência e do conhecimento, assim como estão convocadas a contribuir para que o Brasil se pense e pense seu lugar no mundo.
 
Este Instituto articula especialistas da UFRJ e Universidades nacionais e internacionais em grupos de pesquisa em torno de projetos portadores de futuro que são transversais à Universidade. Além disso, estes polos terão em comum um caráter de centro de documentação e produção de acervos, utilizando-se para isso da tecnologia digital disponibilizada para o conjunto das atividades do CBAE, bem como de recursos do Fórum de Ciência e Cultura – FCC-UFRJ.

Você faz parte da minha lista porque contribui para o ensino, a pesquisa e a inovação, pública, gratuita e de qualidade.


Contudo é possível descadastrar-se a qualquer momento desta lista. 
 
Att
Ana Célia Castro
Diretora Geral
Colégio Brasileiro de Altos Estudos

Relatório de Gestão 2019-2023 
Registro das atividades 2019-2023⋙
Copyright © 2023 Colégio Brasileiro de Altos Estudos - CBAE, All rights reserved.


Want to change how you receive these emails?
You can
update your preferences or unsubscribe from this list.