Copy
Clique aqui para visualizar este e-mail no seu navegador
Edição #5 - 24/07/23
Bem-vindo(a) à Achados, a newsletter quinzenal do Achados e Pedidos, projeto da Transparência Brasil e da Abraji que reúne mais de 200 mil pedidos de informação em sua plataforma.

Por aqui você verá o que está em alta sobre a Lei de Acesso à Informação (LAI), dicas de como realizar solicitações e recursos e uma curadoria certeira de pedidos para se inspirar.


Recebeu este e-mail de um amigo? Inscreva-se para continuar recebendo nosso conteúdo! Esperamos que aproveite nossa newsLAItter!
⚽ EM ALTA: COPA DO MUNDO FEMININA

A bola já está rolando na Copa do Mundo Feminina 2023 da FIFA. Enquanto esta edição da Achados chega na sua caixa de entrada, o Brasil enfrenta o Panamá em seu jogo de estreia na competição. 

Sediado na Austrália e na Nova Zelândia, o torneio acontece em um fuso horário 13 horas à frente do de Brasília. Os primeiros jogos da nossa seleção começam cedinho, o que motivou a campanha #AcordaPraElas. Por aqui, acordamos torcendo para o Brasil entrar com o pé direito!

Para o pós-jogo, confira os pedidos de LAI que encontramos em nosso repositório:
  • O Ministério do Esporte detalhou os investimentos em futebol feminino e masculino entre 2013 e 2017. Requisitar os dados mais recentes seria uma ótima jogada, não?
     
  • Em 30 de março, o governo federal criou, por decreto, a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Em resposta a este pedido, o Ministério do Esporte afirmou que constituiu um grupo de trabalho e estava adotando medidas para elaborar um "Diagnóstico da situação atual do futebol feminino no País" e um Plano de Ação. O prazo para ambos, conforme previsto no decreto, vence no final de julho. Já pode colocar seu pedido no aquecimento…
     
  • Esse pedido queria saber como uma cidade poderia ganhar kits esportivos. A resposta é um pontapé inicial para uma reportagem. O Ministério da Cidadania citou a Ação Orçamentária 20JO (Promoção e Apoio ao Desenvolvimento do Futebol Masculino e Feminino e Defesa dos Direitos do Torcedor). Rastreamos essa rubrica na LOA (Lei Orçamentária Anual) 2023 e encontramos uma dotação de R$ 12,2 milhões. Que tal colocar colocar o time na ofensiva e descobrir quanto está previsto para mulheres?
Esses pedidos foram cadastrados no Achados e Pedidos por usuários ou pela equipe do projeto e podem te inspirar a fazer seus próprios requerimentos. Para mais solicitações como essas, busque por “futebol feminino” na página “Pedidos” no site do Achados.
👥 PARCEIROS DA QUINZENA

A cada edição, vamos divulgar os pedidos compartilhados por um(a) jornalista ou veículo de comunicação integrante da Parceria com o Achados e Pedidos, que resultará em 720 novos pedidos incluídos na plataforma. Um de nossos parceiros é o veículo de notícias InfoSãoFrancisco, que utiliza dados e cartografia interativa para produzir um panorama socioambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Confira alguns dos pedidos enviados pela equipe do jornal:
♨️ TÁ FRESQUINHO! Para visualizar mais solicitações novas, é só acessar a página “Pedidos” no site.
 
[seu pedido aqui]
 
Gostou da nossa curadoria? Você também pode colaborar para a nossa comunidade compartilhando seus pedidos de LAI com o Achados e Pedidos. É só criar uma conta na plataforma e começar a subir as solicitações, que serão publicadas no site com o devido crédito. 

Clique aqui para começar!
Em resposta a este pedido de informação, o Ministério das Comunicações contextualizou o programa WI-FI Brasil, fornecendo o link de acesso a um painel interativo para consultar os mais de 22,7 mil pontos de acesso custeados pelo governo federal em 3.340 municípios.  
“É muito importante que os pedidos de LAI sejam bem feitos e, para isso, é preciso apurar e obter um conhecimento prévio sobre o órgão para o qual você está endereçando a solicitação. Muitas vezes, a gente recebe respostas genéricas porque não conhecemos o sistema burocrático que rege determinado órgão. Antes de fazer um pedido, eu procuro entender qual é o documento que eu quero, como ele é produzido e por quem, para que eu consiga fazer perguntas melhores, que me rendam respostas mais precisas.”

Por Rafael Soares, repórter especial do jornal O Globo.
➡️ Petrobras diz ter comprovado 10 casos de assédio e importunação sexual entre 81 denúncias. Reportagem publicada pelo G1 foi produzida a partir de dados obtidos via LAI.

➡️ Ministério da Justiça e Segurança Pública nega acesso a relatórios produzidos durante o governo Bolsonaro. Em resposta a pedido de LAI, CGU determinou a disponibilização dos documentos, mas o MJSP não acatou e solicitou a revisão da decisão pela controladoria.

➡️ Relatório de aplicação da LAI na burocracia federal. Pesquisa, encomendada pela Abraji e feita em parceria com a FGV e pesquisadores do IPEA, analisou o monitoramento da LAI em âmbito federal a partir de questionário enviado a todos os servidores responsáveis por essa função. 

➡️ Não perca os prazos e inscreva-se: até 31 de julho, no “Curso de Jornalismo Investigativo Ambiental e Geojornalismo”, da InterNews e da InfoAmazonia; e, até 3 de agosto, no curso “Jornalismo investigativo: da hipótese à construção da narrativa”, da Abraji.
Dá um crédito aí!
 
Quando publicar os dados de uma solicitação que acessou via Achados e Pedidos, não esqueça de compartilhar o link do pedido na plataforma e dar os créditos ao projeto Achados e Pedidos, realizado pela Transparência Brasil e pela Abraji.
Esta newsletter integra o projeto Achados e Pedidos, realizado pela Transparência Brasil e pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com financiamento da Fundação Ford. Todas as solicitações de informação compartilhadas aqui estão disponíveis na plataforma do projeto, que reúne milhares de pedidos de LAI e suas respostas.

Texto: Cristiano Pavini e Manuella Caputo.
Revisão: Marina Atoji e Tatiana Farah.
Agradecimentos: Antônio Laranjeira (InfoSãoFrancisco), Carlos Eduardo Ribeiro Junior (InfoSãoFrancisco) e Rafael Soares.
Achados e Pedidos, um projeto da Transparência Brasil e da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)

Nosso e-mail:
newsletter@achadosepedidos.org.br

Quer mudar a forma como você recebe esses e-mails?
Atualize as preferências de recebimento aqui ou saia da lista por meio deste link.