Copy
13 de maio de 2012

Um compromisso "de jejum e oração" com o nosso planeta!

Gostaríamos de convidá-lo a participar do Jejum de Carbono dos dias 13 de maio a 22 de junho (fim da Rio+20).

Jejuar nos coloca em contato conosco, com o próximo e com Deus. Dessa forma, o foco do Jejum de Carbono será rever nossos padrões de vida e consumo, olhar para o próximo e para a criação e com isso aprender mais de Deus e dos seus planos para a humanidade. Você deve baixar o material guia, que contém 40 sugestões de pequenas atividades diárias de baixa emissão de gás carbono e, para cada atividade, uma sugestão de oração. Desafie seus amigos, igreja e familiares a participarem deste mutirão de oração e jejum de carbono.

Nossos parceiros: Projeto Calçada

Recursos terapêuticos, fundamentados na Bíblia e na Psicologia, por meio de materiais lúdicos e aconselhamentos individuais são meios pelos quais o Projeto Calçada se aproxima e ampara crianças e adolescentes em situação de risco - ensinando-os a cultivar a esperança e a lançar um olhar positivo sobre a vida.
“A partir dos aconselhamentos, crianças e adolescentes passam a desenvolver um relacionamento pessoal com Jesus e com sua Palavra. 849 oraram pessoalmente a Jesus [em 2011]. Aprenderam que podem falar com Ele a qualquer momento sem ficar dependentes do educador. Eles têm incentivado outros a fazerem o mesmo, compartilhando da Palavra de Deus e de suas experiências positivas”.

No ano passado, 98 organizações parceiras promoveram apoio emocional a 1.140 crianças e adolescentes através de 143 educadores capacitados para o uso da metodologia do Projeto Calçada.

O projeto também prestou apoio às vítimas de desastres naturais. Em parceria com a Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira, 10 mil livretos do título Quem se Importa Comigo e dois mil livretos Juntando os Cacos foram entregues às pessoas afetadas por calamidades através de igrejas e frentes missionárias locais. Ainda mais dois mil livretos de Juntando os Cacos foram entregues às vítimas e familiares da chacina na Escola Municipal Tarso da Silveira em Realengo (RJ).

Capacitar e equipar sua equipe de educadores e instituições, bem conscientizar as organizações parceiras sobre a importância de uma Política de Proteção à Criança também são objetivos do Projeto, que realizou diversos treinamentos ao longo de 2011.

Através do programa do Projeto Calçada, as igrejas locais tiveram a oportunidade de proclamar Jesus, o seu poder transformador, o seu amor incondicional, sua compaixão pelos que sofrem, seu perdão aos que dele necessitam e amparo aos marginalizados, utilizando um material baseado em histórias bíblicas. Tiveram a oportunidade de apresentarem a Bíblia como a Palavra de Deus e estimularem a sua leitura”.

Fale por um Mundo Justo e Sustentável

A Rede Fale lançou no final de abril o cartão Ore e Envie: “Por um Mundo Justo e Sustentável”. A campanha faz parte de uma série de ações do coletivo Igrejas Ecocidadãs e aborda reflexões sobre questões socioambientais, como consumo e estilo de vida e a agenda da Rio+20. O cartão também traz orientações sobre como interceder e tomar atitudes práticas! Uma das partes do cartão é destacável e deve ser postada à presidente Dilma Roussef. O conteúdo enumera alguns compromissos fundamentais para a agenda socioambiental no Brasil.
 
O material está disponível no site das Igrejas Ecocidadãs para download (PDF). Para receber o cartão impresso, entre em contato com caioabu@gmail.com ou (31) 9308-6548. Também é possível coletar assinatura por meio de uma petição.


Campanha "Bola na Rede" no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes

18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes e neste dia os articuladores da Campanha Bola na Rede participarão de diversas atividades – como marchas, teatros interativos, oficinas e histórias contadas – nas 12 cidades sede dos jogos da Copa do Mundo.

O convite é para que você ore diariamente por estas atividades, durante 15 minutos, em todo o mês de maio. A aproximação com os comitês estaduais de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes e a realização de parcerias com órgãos de defesa dos direitos são alguns dos pedidos de oração (veja o material completo, na Rede de Amigos e Parceiros da Tearfund Brasil).


Dilma vetará pontos do Código Florestal

Fonte: Jornal Estado de São Paulo
A ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, afirmou que tem "convicção" de que a presidente Dilma Rousseff vetará pontos do Código Florestal aprovado na Câmara. Entre eles,o que anistia desmatadores e os que prejudicam os pequenos agricultores rurais.

"A presidenta deverá tomar, como decisão nos próximos dias, o veto. Eu tenho a convicção de que alguns artigos serão, com certeza, vetados", afirmou Ideli, na saída de um encontro com líderes governistas do Senado.

Copa - O senado aprovou recentemente a Lei da Copa e o tema social é “Por Um Mundo Sem Armas, Sem Drogas, Sem Violência e Sem Racismo”. A Lei segue para ser sancionada pela presidente Dilma.

TILZ: Área de Aprendizagem!

Avaliação dos Riscos e da Adaptação à Mudança Climática e à Degradação Ambiental (CEDRA)
CEDRA é uma uma ferramenta ambiental. A mudança climática e a degradação ambiental afetam todos os tipos de projetos de desenvolvimento, em todos os países. Para uma efetiva contribuição na redução da pobreza, organizações deverão considerar as ameaças climáticas e ambientais que causam impacto nos seus projetos. O guia CEDRA é um passo a passo deste processo que engloba a identificação das ameaças climáticas e ambientais e a priorização das ameaças mais importantes a serem enfrentadas.
O guia está disponível em português.

Última edição de Passo a Passo: Doenças não-transmissíveis
As doenças não-transmissíveis (DNTs) não são contraídas. Ao invés disso, elas se desenvolvem tanto devido a fatores genéticos quanto a fatores relacionados com o estilo de vida. As quatro principais DNTs – doenças cardíacas, câncer, doença pulmonar obstrutiva crônica e diabetes – são as maiores causas de mortalidade no mundo. Mais de 36 milhões de pessoas morrem a cada ano em conseqüência de DNTs (63 por cento das mortes no mundo), sendo que nove milhões destas pessoas morrem antes de atingirem 60 anos de idade.

Esta edição de Passo a Passo apresenta alguns assuntos como: Informações sobre como diminuir o risco de desenvolver doenças não-transmissíveis, alimentação saudável e formas criativas de transmitir mensagens sobre a saúde. Acesse!