Copy
 Setembro de  2012

Luz para os meu pés

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmos 119:105


Proposto pelo Desafio Miquéias para o domingo de 14 de outubro, "Luz para os meus pés" é uma oportunidade para envolver a igreja, refletir e compartilhar o que a Bíblia diz sobre pobreza e corrupção.

Há uma série de recursos disponíveis em português que podem inspirar igrejas e grupos! Faça download de estudos bíblicos, notícias e ações contra a corrupção que ocorrem no mundo todo. Também há sugestões práticas, como a “Caminhada da Luz”.

Bola na Rede: oração e engajamento

Durante o mês de agosto representantes da coordenação nacional da campanha Bola na Rede fizeram visitas a três cidades sedes da Copa de 2014: Recife, Natal e Fortaleza. A finalidade foi monitorar a articulação da campanha, fortalecendo e encorajando lideranças.

Em nossa Rede de Parceiros e Amigos publicamos o boletim de oração da campanha. Vamos nos juntar aos nossos irmãos: "Orem pela conscientização (inserção do tema na agenda das igrejas e ONG's cristãs), envolvimento de cada vez mais igrejas e organizações cristãs com o Bola na Rede em Natal - em ação e oração, e pelo impacto das ações desenvolvidas na cidade", descreve o articulador em Natal (RN) Leandro Silva.

“Bola na Rede: um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” é o nome da campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo lançada em 2011 pela Rede Evangélica Nacional de Ação Social.

Neste momento a campanha realiza sua terceira etapa: a vacinação Contra os Maus-tratos de Crianças e Adolescentes, que inclui treinamento e mobilização pública.

"Aconteceu a campanha de Vacinação pelos Bons Tratos (21 de setembro) na praça Santos Dumont, em Cuiabá.  Foi o dia Internacional da Paz e 16 crianças saíram às ruas para vacinar os adultos convidando-os à cultura dos bons tratos. Após o término, chegamos na escola para nos despedir da direção e das crianças. Elas nos abraçaram, como um sinal de gratidão", compartilhou Luciana Fernandes.

Histórias de esperança

Valmir Bezerra é um fazendeiro que mora em Pernambuco. Ao longo dos anos, tem sido cada vez mais difícil viver da agricultura. Para conseguir pagar suas despesas, Valmir faz trabalhos de alvenaria, ganhando cerca de 6 reais por dia.

Na região nordeste do Brasil, onde vive Valmir, a desertificação está afetando comunidades de agricultores pobres. Ela acontece quando o solo torna-se seco e arenoso, devido às alterações climáticas e às atividades humanas. Como resultado, cada vez mais os agricultores são forçados a se deslocar para as cidades em busca de trabalho.

Parceira da Tearfund, a Diaconia trabalha com agricultores locais para melhorar a qualidade de suas terras. Valmir ganhou um tanque para guardar a água da chuva e um sistema de irrigação em pequena escala. Como suporte adicional, a Diaconia lhe forneceu uma unidade de processamento de cana-de-açúcar para que ele pudesse vender caldo. Cada agricultor no programa agora pode ganhar cerca de 18 reais por dia, com o processamento de cana-de-açúcar, além da renda de frutas e legumes cultivados em suas terras.

A Diaconia conecta agricultores ao governo e às empresas privadas para garantir-lhes um mercado para a sua produção. Agora agricultores como Valmir estão felizes por permanecer em suas terras, porque eles podem ter uma boa qualidade de vida em suas cidades.

Fonte: trecho de One Voice - Tearfund, em 14 de setembro de 2012 (em inglês)

Claves: prevenção dos maus tratos e violência sexual

O Programa CLAVES Brasil (www.clavesbrasil.com.br) é uma proposta de trabalho para a prevenção dos maus tratos, violência sexual na infância e na adolescência e promoção de bons tratos em família. A partir de uma abordagem lúdica e participativa promove a redução das vulnerabilidades de crianças e adolescentes através do desenvolvimento de fatores de fortalecimento pessoal, familiar e comunitário.
 
O CLAVES possui diferentes cursos: Brincando nos Fortalecemos para Enfrentar Situações Difíceis, Bons Tratos em Família, S.O.S. Pais e Mães, Brincando e aprendendo, Gestão positiva dos conflitos escolares, Me conta um conto? e Um lugar seguro para as crianças.

Recentemente o Projeto Amar, em Goiânia (GO) recebeu capacitação do projeto Claves. Algumas educadoras enviaram seus depoimentos:
 
"O treinamento que recebi do Claves me ensinou mais sobre as necessidades das crianças. Algo que eu não sabia ver antes, agora tenho mais possibilidades de ver. Quando uma criança está sofrendo algum tipo de abuso sei como ajudar".

"Minhas crianças ainda são bem pequenas, de 2 anos apenas. Mesmo assim aprendi que elas podem ser vitimas de algum abuso e, depois do Claves, dou atenção aos sinais que podem indicar um pedido de socorro da criança".

Mortalidade infantil sofre queda de 73% no Brasil nas últimas duas décadas

No Brasil, o número de mortes de crianças com menos de 5 anos caiu 73% nas últimas duas décadas, segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Os dados do Brasil colocam o país em quarto no ranking de avanços.

Os dados estão no Relatório de Progresso 2012, intitulado O Compromisso com a Sobrevivência da Criança: Uma Promessa Renovada.

Fonte: 13/09 – Correio Brasiliense

Notícias do grupo de Defesa de Direito e Mídia para os parceiros da Tearfund

 Os governos britânico e brasileiro organizaram conjuntamente um evento sobre a Fome Global em agosto, no último dia das Olimpíadas de Londres. O Reino Unido comprometeu-se a usar sua presidência do G8, em 2013, para apelar ao mundo para que haja mais ações para o combate da subnutrição. A Tearfund acolhe favoravelmente o compromisso de ajudar a prevenir que 25 milhões de crianças, com menos de 5 anos de idade, sofram de subnutrição até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Porém, as causas da fome precisam ser combatidas para prevenir que 1 bilhão de pessoas passem fome todas as noites.

Faremos campanha juntamente com várias ONGs para que o governo britânico pressione os líderes mundiais para que priorizem a fome na agenda do G8 e tomem medidas concretas em 2013.

(Leia o boletim completo sobre as ações do grupo na Rede de Parceiros e Amigos da Tearfund Brasil)