Copy
Novembro 2012

Novo Passo a Passo: Gestão de desastres

Os desastres trazem consigo grandes desafios. Após o resgate, a resposta e a recuperação, vêm a reconstrução e a restauração de vidas. Porém, o trabalho não termina aí.
Reduzir o risco de futuros desastres é fundamental para evitar a perda de mais vidas. Para alguns de nós, os desastres naturais, como os terremotos, as inundações e as secas, são algo sobre o qual ouvimos falar, que ocorre em lugares distantes. Para outros de nós, eles podem fazer parte da vida da nossa comunidade.

Como sempre, nesta edição de Passo a Passo, concentramo-nos em orientação e exemplos práticos, com artigos sobre sistemas de alerta precoce, trabalho com pessoas deslocadas e preparação para desastres, dentre outros.

Para encontrar a Passo a Passo 88, em sua versão completa em português, acesse o site "TILZ" (recursos) por meio deste link.

Sustento em meio à seca

"Eu não tinha renda própria e procurei trabalho fora por vários anos, já que não havia oportunidade aqui. Hoje, com o Projeto Sertão Sustentável não tenho necessidade de sair da Pinheira. Graças a Deus sou muito feliz aqui. O trabalho feito pela ACEV tem ajudado a nossa vida espiritual e tem trazido mais união, pois estamos sobrevivendo com o nosso trabalho. O que mais me chamou atenção no Projeto, além do apoio na estrutura para trabalharmos, é o incentivo e a preocupação para preservamos a natureza.  Todas as nossas hortas são cultivadas sem nenhum produto químico. Estamos também em uma ano de uma seca horrível e graças a Deus estamos vendo essa maravilha”,  testemunha  Antônio Felix, agricultor da comunidade Pinheira, em Manaíra (PB).

Desde março deste ano o parceiro da Tearfund Brasil, ACEV Social, está na comunidade Pinheira, executando o Programa Sertão Sustentável, criado em 2009.  Sete projetos com ações específicas, são agregados pelo Programa: Poços, Cisternas, Agroflorestal, Plantação, 4 pernas, 2 Asas e Doce Sertão. O Programa  produz, de forma imediata, a preservação e acesso a água; redução do impacto das ameaças naturais; redução dos danos causados pela mudança climática; redução da vulnerabilidade das comunidades alcançadas, inclusão produtiva das famílias das comunidades e desenvolvimento sustentável da macro e microrregião.

"Toda estrutura para agricultura familiar e comércio dos produtos foi entregue à comunidade do sítio Pinheira. Na inauguração do projeto, uma programação diferenciada foi aplicada para todos os beneficiados. O tema central era: saúde do homem, da criança e da mulher (site ACEV)".

A comunidade também recebeu palestras sobre meio ambiente, com o tema Cuidando do Meu Sertão, em que foram abordados temas como desmatamento e reflorestamento.

“Não só a situação econômica, mas podemos constatar a alegria que esse povo expressa pelos projetos maravilhosos aqui desenvolvidos. A comunidade está de parabéns pela mudança, " acentua o Presidente da Câmara de Vereadores de Manaíra, Cleide Simão.

OMS alerta que inundações e secas no Brasil, geradas por mudanças climáticas, causam uma série de doenças

O Atlas da Saúde e do Clima, divulgado no dia 29 de outubro,  pela Organização Mundial da Saúde (OMS), alerta que no Brasil as temporadas de inundações e de seca geram a curto, médio e longo prazos uma série de doenças. Em 68 páginas, o estudo mostra que as preocupações se concentram no Sul em decorrência das inundações e dos deslizamentos de terras, considerados constantes, e no Norte devido à seca.

Uma série de problemas de saúde, segundo o estudo, são gerados pelas mudanças no clima atingem milhões de brasileiros e provocam surtos epidêmicos de doenças, como diarreia, malária, dengue e meningite. Nas páginas de 27 a 30, o relatório informa que de 2000 a 2010 foram registrados 1.320 casos de inundações. O período apontado como a “pior seca dos últimos 60 anos” foi de 2004 a 2010, na Amazônia.

Veja a notícia completa no portal da Agência Brasil.

20 de novembro: O dia daqueles que não querem ser esquecidos

O pastor Marco Davi, da Aliança de Negros e Negras Evangélicos do Brasil, compartilhou um artigo na Rede de Parceiros e Amigos da Tearfund, sobre o dia 20 de novembro - o dia da Consciência Negra.

"Cada vez mais as pessoas estão compreendendo a necessidade de um dia para se reportar a historia de uma parcela, a maioria por sinal, da população brasileira que traz consigo a marca de uma discriminação sistêmica que perdura até aos dias de hoje. O Dia da Consciência Negra nos faz relembrar a história de escravidão dos negros no Brasil. Escravidão que durou cerca de 350 anos. Portanto, tivemos mais tempo de escravidão que de existência como nação. Logo, se faz necessário relembrar. Lembrar sempre para não esquecer. Mas, não relembrarmos para colocar os negros numa posição de coitados que não são capazes de se tornarem sujeitos de suas próprias histórias, mas sim, lembramos para, além de não cometermos os mesmos erros, responsabilizar o Estado brasileiro por anos de crueldade, exclusão e inferioridade social". Leia o artigo completo.


Convites:
22 de novembro - reunião sobre defesa de direitos

A  Tearfund tem ajudado a desenvolver em muitos países a área de defesa de direitos  "Governança e combate a Corrupção". Na África, há um programa chamado Desenterrando a Verdade. Também foi exitoso o esforço de estabelecer uma legislação de combate à corrupção em corporações inglesas. 
 
Parceiros e contatos têm questionado sobre a  pertinência em desenvolver algum programa semelhante no Brasil.  Para isto, o primeiro diálogo ocorrerá no dia 22/11/2012, com início às 9h30 e término às 17h00,  no Seminário Betel em São Paulo (Rua São Bento 545 1ª sobreloja).

A  reunião é um momento preliminar em que serão analisadas as possibilidades e estratégias que poderão ser adotadas.

23 e 24 de novembro - Encontro Nacional das Igrejas Ecocidãs:

Nos dias 23 e 24 de novembro em São Paulo. A agenda compreenderá atividades durante todos os dois dias, em que serão articulados grupos de trabalho (modelo de gestão do movimento nacional, indicadores do movimento) e planejadas ações para curto, médio e longo prazo. O encontro também trará apresentação do trabalho de alguns estados e se encerra com uma atividade prática na rua!

Mais informações serão divulgadas em breve!