Copy
Se não conseguir visualizar correctamente esta newsletter clique aqui.
Fundação Gonçalo da Silveira Fundação Gonçalo da Silveira
ONGD Jesuíta
Estrada da Torre nº26
1750-296 Lisboa

T +351 217 541 627 / +351 217 541 620
F +351 217 541 629

Facebook   www.fgs.org.pt   geral@fgs.org.pt
 
Banner_criancas
 

Pela dignidade humana, continuamos de mãos dadas!

No contexto de crise em que nos encontramos, faz todo o sentido recordar que a solidariedade e a partilha, embora não resolvendo os problemas das pessoas que sofrem e padecem de necessidades, contribuem para aliviar o peso de uma situação frágil e desfavorável que em muitos casos afeta e depaupera a dignidade humana. A Fundação Gonçalo da Silveira, ONGD da Companhia de Jesus em Portugal, ciente desta situação, sente a urgência de redobrar os esforços em prol da sua missão de ajudar quem precisa, estendendo a mão a quem está a seu lado e mantendo as mãos dadas com quem está longe e igualmente necessitado. Para esse objetivo ser concretizado, a FGS renova o pedido a todos os leitores e amigos para que sejam parte deste projeto.

A FGS é o rosto da Província Portuguesa da Companhia de Jesus de apoio às missões e seus projetos em prol do desenvolvimento integral da pessoa humana. Inicialmente vocacionada para países de missão, a FGS tem vindo a alargar o leque das suas atividades, nomeadamente, na Ajuda Humanitária em cenários de calamidade e na Educação para o Desenvolvimento, sensibilizando a sociedade portuguesa para estas questões. Estamos certos de que, com a sua ajuda, poderemos fazer mais e melhor.

Obrigado!

P. Domingos de Freitas, SJ
Vogal da Direção da FGS



 
[Imagem de capa por Carlos Guedes.]
 
 
 
  APOIO AO DESENVOLVIMENTO  
 
 
 
  EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO  
 
 
 
 

Maior acesso a água na comunidade rural de Tchissunguwe, em Moçambique

Furo_Tchissunguwe

A garantia concretizou-se em dezembro passado com a construção de um furo e de um poço de água nesta comunidade de 400 habitantes, tornando muito mais simples o acesso a água. Tchissunguwe é uma das oito comunidades de Nhangau onde a FGS tem vindo a desenvolver ações em parceria com a Região Moçambicana da Companhia de Jesus e a única que ainda não dispunha deste mecanismo. O impacto junto de mulheres e crianças é o mais notório – evita que tenham que percorrer quilómetros para conseguirem água – mas numa comunidade onde a alternativa passava pela recolha de água em poças superficiais ou no pântano circundante, esta ação comporta também mais saúde para todos. Este foi o mais recente de três poços cuja construção a FGS apoiou. Nhambira e Nhangulo foram os primeiros. O projeto contou com a participação ativa de toda a comunidade – entretanto já capacitada para a utilização e manutenção do furo – e tornou-se possível através de uma doação particular, à qual a FGS reconhecidamente agradece.



Colégio das Caldinhas apoia a Casa de Órfãos de Bintoni, em Moçambique

Obrigada!

Promovida pela comunidade educativa do Colégio das Caldinhas, a “Campanha das Missões 2013” – realizada entre 18 e 28 de fevereiro – destinou-se a ajudar a Casa Lina Gomes, em Bintoni, junto à Missão Jesuíta da Fonte Boa. Os cerca de € 800 angariados irão agora ajudar a garantir o normal funcionamento deste Lar de órfãos de pais vítimas de VIH/SIDA. Esta é uma de seis Casas de Órfãos apoiadas pela FGS através do projeto “Sementes do Amanhã” que visa proporcionar, mais que um abrigo, e tanto quanto possível, um ambiente familiar e relações de vinculação estáveis a estas crianças, permitindo-lhes um desenvolvimento humano digno. Atualmente beneficiam destas casas um total de 64 crianças.



Seja um Zelador à distância!

A FGS precisa do seu apoio para continuar a intervenção na área da Educação nas comunidades rurais de Nhambira e Nhangulo, em Moçambique!

Com a nossa intervenção já conseguimos disponibilizar aulas de ensino básico e de alfabetização a mais de 150 crianças e de 190 adultos. As comunidades têm agora edifícios escolares e uma biblioteca.
150/mês bastam para darmos continuidade ao bom funcionamento destas escolas, remunerando o precioso trabalho da D. Madalena Caucau e do Sr. Joaquim Naquerra. Eles são os zeladores das escolas comunitárias.

Seja também um “zelador à distância”! Ajude-nos a tornar isto possível!

Para dar a mão a este projecto:
NIB – 0036 0000 9910 5887 9216 3 (Montepio) com a indicação “Zeladores”.
Por cheque – À ordem da Fundação Gonçalo da Silveira e enviado para Estrada da Torre, nr.º 26, 1750-296 Lisboa.


 
 
 
 

FGS leva Educação para o Desenvolvimento aos Colégios Jesuítas

As atividades foram desenvolvidas durante os meses de janeiro e fevereiro e abrangeram professores e alunos dos três Colégios da Companhia de Jesus. O denominador comum foi a Educação para o Desenvolvimento (ED). A primeira ação decorreu no Colégio da Imaculada Conceição, em Cernache, Coimbra, a 12 de janeiro e integrou o Encontro Inter-Colegial de voluntários: “Contigo Mais perto do Mundo”. Foram 30 os alunos do ensino secundário - provenientes do Instituto Nun’Alvares, do Colégio S. João de Brito e do próprio Colégio da Imaculada Conceição – que discutiram as causas dos problemas e das desigualdades locais e globais e reflectiram em torno do conceito de paz. Já no âmbito do Programa de Orientação Vocacional de 9º ano do Instituto Nun’Álvares, a equipa de ED da FGS realizou, a 25 e 26 de fevereiro, uma maratona de 7 sessões “Um Mundo de Oportunidades”, procurando alargar horizontes quanto às oportunidades e desafios que uma visão global do mundo pode oferecer ao projeto vocacional de cada um e estimular a reflexão sobre a responsabilidade social no mundo do trabalho. A fechar o roteiro destes dois meses teve ainda lugar, a 27 de fevereiro, uma sessão de trabalho com 50 professores do Colégio da Imaculada Conceição com o objetivo de esclarecer o conceito de ED e exemplificar como colocá-lo em prática em contexto escolar.



Reinventar Fronteiras: Oficinas de Educação para a Cidadania Global já em andamento



Perto de meia centena de educadores reuniram-se para debater e desenvolver ideias de ações de Educação para a Cidadania Global (ECG) em contexto escolar. As Oficinas aconteceram no âmbito do projeto “Reinventar Fronteiras” e foram animadas pela FGS e pelo CIDAC, parceiros no projeto. A primeira Oficina aconteceu a 16 de janeiro, no Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Bragança e nela participaram 33 educadores/as. Já a 11 e 12 de março, no Seixal, reuniram-se 11 educadores/as – oito do Município e três da Ilha da Boavista, em Cabo Verde - naquela que foi a segunda Oficina do projeto com a particularidade de estar também integrada  no projeto “Povos, Culturas e Pontes” promovido pela CM do Seixal. Novas datas estão já agendadas: a 10 de abril haverá nova Oficina em Bragança  e a 10 de maio acontecerá no Seixal um Encontro Local entre Educadores/as de ECG. Para saber mais sobre este projeto, clique aqui.





Breves:

Ação de Formação “Por uma nova Cidadania, move-te”: decorreu na Universidade Católica Portuguesa (UCP) a 19 de Janeiro. Foi a primeira fase de uma iniciativa da FEC em parceria com a Universidade e com a FGS no âmbito do projeto “Move-te pela Mudança”.

Visita ao Colégio Pedro Arrupe. Numa ação integrada entre as áreas de trabalho da FGS – a Educação e a Cooperação para o Desenvolvimento – participámos numa atividade do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa, com o objetivo de sensibilizar os alunos para as questões do Desenvolvimento. Fica um agradecimento a alunos, professores e Direção da Escola pelo convite e pelo donativo oferecido.


Semana de Ação Global pela Educação: acontece entre os dias 21 e 27 de abril e é este ano dedicada ao tema “Todas as crianças precisam de um Professor”. Participe! Mais informação e sugestões de atividades para escolas aqui .


 
 
 
 
 


Para fazer um donativo (sem qualquer custo) basta colocar um X e o nosso NIPC 507 002 130 no quadro 9 do anexo H na sua declaração de IRS!




Seja parte deste projeto! Dê a mão à FGS!
NIB 0036 0000 9910 5887 9216 3 (Montepio)

 
 
 
A Fundação Gonçalo da Silveira tem uma política muito restrita sobre o envio de e-mails, não o fazendo em circunstância alguma sem a autorização do seu destinatário. Caso deseje deixar de receber mensagens desta natureza, entre aqui para que o seu contacto <<Email>> seja retirado da respectiva lista. Muito obrigado.

© 2010 Fundação Gonçalo da Silveira